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domingo, 12 de fevereiro de 2017

Os media: fábrica de boatos por Carlos Santa María



Os media: fábrica de boatos por Carlos Santa María

Numa serie de grande audiência para o público estadunidense, The Black List (A lista negra), Raymond Reddington, a personagem central, esclarece como influenciar a sociedade através da informação calculada, denominada “a fábrica de boatos”.

Numa das cenas contacta-se com uma casa especializada de carácter secreto e capaz de produzir notícias falsas para orientar a audiência e obter o que se deseja, recorrendo a múltiplas técnicas, construir situações inexistente, informações manipuladas, dados fingidos e mensagens em rede.

Reddington explica que a dita agência aproveita a ansiedade do público, especialmente quando está condicionado pelo medo, para provocar estados de pânico, adormecer e mudar expectativas, recorrendo às redes sociais de forma massiva e estabelecendo campanhas de desinformação altamente coordenadas. 

O seu fim específico é desenvolver a arte da desinformação para criar eventos artificiais como se fossem reais. Com essa finalidade, recorrem a milhares de histórias falsas, criam-se ataques para desviar a atenção de algo fundamental que se está passando, provocando respostas condicionadas. (ler mais aqui)

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